terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Relatório de História

Antigo Teatro São José
Atual Biblioteca Pública Cassiano Ricardo


Localizado à Rua XV de Novembro, nº 99, o atual edifício da
Biblioteca Pública "Cassiano Ricardo" originou-se de sugestão de uma comissão municipal que em 1907 propôs a construção de um teatro para a cidade. Em estilo eclético, foi construído pelo Major de Finis e teve como mestre de obras, Graciano Fachini. Em 24 de dezembro de 1910 foi inaugurado o "Theatro São José", o primeiro teatro do município, cujo proprietário era Bertolino Leite Machado. Durante as décadas de 10 e 20, tornou-se o centro da vida cultural do município, funcionando também como cinema e local para bailes populares.



Em 16 de agosto de 1934, os prédios onde estavam instalados o teatro, o "Bar do Teatro" e mais um terreno anexo foram adquiridos pela Prefeitura Municipal. O edifício foi reformado em 1941 para abrigar a sede da Prefeitura. Em 1948, a Câmara também passou a funcionar no local, permanecendo ali até 1967, quando foi transferida para seu atual prédio, na Praça Afonso Pena.No final da década de 70, com a saída do Executivo para o novo Paço Municipal, a Biblioteca Pública foi transferida para o local. Também foram agregados ao prédio e seus anexos outras repartições municipais (Arquivo Geral da Prefeitura, Fundação de Apoio ao Estudante, Artesanato da Unipas e Zona Azul), restringindo drasticamente o espaço e reduzindo os serviços prestados pela Biblioteca.

Em 1986, após a criação do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico Artístico
e Cultural (Comphac) e da legislação de patrimônio, o edifício passou a ser o primeiro imóvel preservado por lei pelo Município. Na ocasião, o Comphac propôs a classificação de EP-1, que preserva bens móveis ou imóveis em sua totalidade, aprovada pela Câmara através da Lei Nº 3.142/86, de 9 de junho daquele ano. Para que a proposta de restauração do edifício pudesse ser implementada foi necessário modificar a lei de preservação de EP-1 para EP-2, que permite modificações, desde que as características básicas do edifício sejam preservadas e as alterações sejam aprovadas pelo Comphac. Em 12 de maio de 1994, a Câmara aprovou a Lei No 4.567/94, de 12 de maio de 1994, mudando a classificação do edifício para EP-2.


Atualmente, os antigos anexos foram demolidos e o prédio passa por processo de restauração das fachadas e adaptação interna para uso da Biblioteca.Apenas um anexo será reconstruído para sediar salas de exposições e de leitura de jornais e revistas, auditório, biblioteca infanto-juvenil, videoteca e parte da área permanecerá livre para a construção de uma praça.

















































Nenhum comentário:

Postar um comentário