terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Relatório de Geografia

O cenário da caatinga



O termo caatinga tem origem indígena e foi adotado pelos primeiros cientistas que viajaram pelos sertães do nordeste.Significa mata branca ou aberta, e se refere ao aspecto da vegetação no período seco, onde a maioria das árvores e arbustos perde as folhas.Em todo brasil a caatinga chega a ocupar cerca de 1.000.000 km², abrangendo os estados da região e parte de minas gerais.As secas são comuns no nordeste que possui um clima semi-árido, ou seja, um clima onde chove pouco(um a quatro meses por ano). Para resisteir à falta d'água, as plantas da caatinga tem estratégias que as permitem sobreviver com sucesso no ambiente tão seco.Algumas sobrevivem apenas na forma de estruturas subterrâneas (batatas) que armazenam nutrientes,outras perdem as folhas e começam a ''dormir'' e algumas ervas sobrevivem deixando apenas sementes no solo,com a chegada das chuvas,há uma explosão de vida,quando as folhas voltam a brotar,as sementes germinam e os tons acinzentados da caatinga dão lugar a diversidade multicoloridas das flores.Os animais exibem-se para os seus parceiros,cantando,dançando ou apenas colorindo-se,sempre em busca do melhor par.É o momento da fertilidade.O que outrora pareceu triste e desolado,torna-se uma feliz mistura de sons,cores e movimentos.E assim é a caatinga:um ciclo onde a vida sempre se renova,onde existe o eterno contraste entre o vivo e o morto,o fértil e o estéril,o belo e o feio.




Animais típicos da caatinga


A maioria dos animais da caatinga tem hábitos noturnos, o que evita que se movimentem em horas mais quentes. Os lagartos são muito comuns na região: 47 espécies deles já foram catalogadas. Entre elas estão o calango verde e o calanguinho. Ainda entre os répteis também se destacam as serpentes. Até agora foram encontradas 45 espécies de serpentes. A cascavel é uma das cobras mais vistas na caatinga.
Os anfíbios são animais numerosos na caatinga. Para falar dos mais conhecidos, podemos citar o sapo cururu e a jia de parede.
Algumas aves são moradoras típicas da caatinga. É o caso do carcará, da asa-branca e da gralha-canção. Neste bioma, vivia a ararinha azul, vista pela última vez na natureza em 2000 e considerada extinta pelo Ibama. Também existem muitos mamíferos na caatinga. Entre as árvores secas e em terrenos pedregosos, vivem onças, gatos selvagens, capivaras, gambás, preás, macacos-prego, e o veado catingueiro, também ameaçado de extinção como a ararinha azul.



Vegetação da caatinga



Exemplos de vegetação da caatinga:
- Arbustos: aroeira, angico e juazeiro
- Bromélias: caroá
- Cactos: mandacaru, xique-xique e xique-xique do sertão

Nenhum comentário:

Postar um comentário